Conheça os objetivos do Mestrado Profissional em Defesa Sanitária Vegetal da UFV

O curso visa proporcionar a profissionais com formação em Ciências Agrárias e áreas afins a fundamentação teórica e reciclagem de conhecimentos no âmbito da Defesa Sanitária Vegetal, induzindo-os ao pensamento crítico e à produção de generalizações com base no raciocínio científico, visando facilitar e ampliar as suas atividades profissionais e incremento de sua produtividade.

O Mestrado Profissional também tem como objetivo a busca de parcerias com os setores público e privado, o que resultará numa maior aproximação entre o conhecimento científico e as necessidades do país na área de Defesa Sanitária Vegetal, trazendo melhorias no bem-estar da sociedade brasileira pela rápida difusão das tecnologias geradas.

O Mestrado Profissional atua em duas áreas básicas: defesa sanitária vegetal e comércio exterior/barreira alfandegárias.
  • Defesa sanitária vegetal:  entomologia (insetos e ácaros), fitopatologia (fungo, vírus, bactérias) e manejo de plantas não cultivadas (plantas daninhas).
  • Comércio exterior: fluxo e trânsito de cargas pelo mundo (levando e trazendo pragas) e estudo das contenções dessas pragas por meio de barreiras alfandegárias (taxas e valores) e não alfandegárias (restrições legais).