Engenheira agrônoma destaca que esta modalidade de mestrado torna profissionais mais resolutivos

A engenheira agrônoma Roberta Duarte Avila Vieira trabalha na CIDASC (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina), no município de Lages (SC). Ela atua na área de defesa sanitária vegetal, através do monitoramento e fiscalização da produção e do comércio de produtos de origem vegetal, veiculadores de pragas que representam risco à produção agrícola e à condição socioeconômica do estado de Santa Catarina. Ela também atua na fiscalização de insumos agrícolas, como agrotóxicos, sementes e mudas. Paralelo às suas atividades profissionais, Roberta cursa o Mestrado Acadêmico em Defesa Sanitária Vegetal da UFV. “Ressalto a importância desta modalidade de mestrado pela possibilidade de capacitar o profissional na sua área de atuação, tornando-o mais resolutivo, produtivo e competitivo no ambiente em que está inserido” – destaca.

Em 2003, Roberta concluiu o curso de Agronomia pela UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina) e, quatorze anos depois, ingressou no mestrado profissional. Ela ingressou no curso de pós-graduação no segundo semestre de 2017 e avalia que o Mestrado Profissional em Defesa Sanitária Vegetal da UFV “proporciona aos alunos uma excelente equipe de professores e profissionais qualificados e atuantes na área de defesa sanitária vegetal e um ambiente riquíssimo de possibilidades de aprendizado, através dos materiais didáticos, de vídeo-aulas e videoconferências. Além dos encontros presenciais, que permitem o contato com a Universidade como um todo”.

Para a sua dissertação, Roberta planeja desenvolver o tema “Análise de Risco da bactéria Pseudomonas syringae pv syringae  no mundo”. “Através da definição da área de risco, da avaliação e do manejo do risco desta praga, pretendo determinar o risco desta bactéria para pomares de maçã, produto de grande importância socioeconômica para o estado de Santa Catarina” – afirma a agrônoma da CIDASC.