Mestrado Profissional disponibiliza anais do I Workshop de Defesa Sanitária Vegetal

Todos os trabalhos apresentados durante o I Workshop de Defesa Sanitária Vegetal estão disponíveis para consulta no Livro de Resumos produzido pela comissão coordenadora do evento. O Workshop reuniu nos dias 22 e 23 de setembro, 120 participantes, com o objetivo de promover a interação entre profissionais da área de defesa sanitária vegetal, graduandos e estudantes de pós-graduação.

Foram apresentados 70 trabalhos, sendo que 10 deles foram premiados.

Premiados na categoria Trabalho de Revisão:

1) A Barreira de Vigilância Agropecuária de Jundiá como obstáculo à dispersão de pragas quarentenárias no Norte do Brasil, autora Ana Cantanhede.

2) Controle da ferrugem asiática da soja com fungicidas protetores em mistura com protioconazol + trifloxistrobina, autora Alana Tomen.

3) Estações Quarentenárias: uma inovação em serviço voltado à agricultura, à silvicultura e ao meio ambiente, autor Tallyrand Jorcelino.

4) Manejo integrado da cigarrinha-das-raizes em cultivos de cana-de-açúcar, autor Gilson Xavier.

5) Semente pirata: um desafio para o agronegócio brasileiro, autor Rodrigo Vicenzi.

Premiados na categoria Trabalho Inédito:

1) Estágios de suscetibilidade de plantas de milho a Dalbulus maidis (Hemiptera: Cicadellidae), autor Clébson Tavares.

2) Influência de herbicidas dessecantes na qualidade fisiológica de sementes de feijoeiro, autor Matheus Ribas.

3) Interações entre genes diferencialmente expressos em Coffea canephora e proteínas secretadas por Hemileia vastatrix, autor Pedro Barreiros.

4) Liriomyza huidobrensis (Diptera: Agromyzidae) disseminando Alternaria solani na cultura da batata , autora Brenda Silva.

5) Ocorrência da mosca negra do citros (Aleurocanthus woglumi Ashby) nos estados de MG, RJ e ES, autor Ludimila Peçanha.

Além da apresentação dos trabalhos, o evento teve nove palestras sobre temas relacionados à defesa sanitária vegetal com foco em pragas, doenças e plantas daninhas, mais a palestra de abertura, proferida pelo coordenador do Mestrado Profissional Angelo Pallini.

O I Workshop de Defesa Sanitária Vegetal foi promovido pelo Mestrado Profissional, contando com a organização dos integrantes do Laboratório de Manejo Integrado de Pragas da UFV, tendo como presidente da comissão organizadora o professor Marcelo Coutinho Picanço. O evento contou ainda com o patrocínio das empresas Ento+Tecnológica e AgroPós.