Encontro presencial do Mestrado Profissional reúne estudantes de seis estados na UFV

Estudantes dos estados do Amapá, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins, que ingressaram no Mestrado Profissional em Defesa Sanitária Vegetal em 2019, tiveram a oportunidade de visitar as principais instalações da UFV e conhecer um pouco sobre a história da Universidade, durante o encontro presencial realizado de 23 a 27 de setembro, em Viçosa (MG).

O assistente técnico agronômico Lisandro de Quadros participou da excursão que o grupo fez pelo Campus Viçosa e se surpreendeu com a infraestrutura: “Espetacular. Salas, banheiros, jardins, ruas, restaurantes, tudo muito limpo e organizado. Entendi a grandeza da instituição. O que nos salta aos olhos é que tudo funciona, me dá orgulho de dizer que sou aluno da UFV”.

Já a engenheira agrônoma Hellen Patrícia Dantas Deifeld, que também participou do encontro, destaca que “a UFV é uma universidade que possui uma estrutura muito boa, com seus laboratórios bem equipados e prédios de diversas áreas, que oferece aos alunos tudo o que possa ser necessário para o aprendizado e para outras necessidades, como área de lazer, supermercado e alojamento. O Campus é lindo e apaixonante, a cada passo nos deparamos com uma beleza diferente, o que o torna um lugar prazeroso de se estar”.

Durante o encontro de setembro, além de explorarem o Campus Viçosa, os alunos participaram de aulas presenciais das disciplinas: Barreiras Técnicas ao Comércio Internacional, ministrada pelo professor Orlando Monteiro da Silva; Epidemiologia Aplicada à Defesa Vegetal, ministrada pela professora Wânia dos Santos Neves; e Redação Técnico-Científica em Defesa Sanitária Vegetal, ministrada pelo professor Marcelo Coutinho Picanço.Hellen avalia que Barreiras Técnicas ao Comércio Internacional é uma disciplina necessária a todos profissionais da sua área de formação: “Todo engenheiro agrônomo deveria ter noção sobre o comércio internacional e suas barreiras técnicas. Essa disciplina ampliou nossos conhecimentos, sendo passada de forma simples, clara e objetiva. Não tinha muita noção e pensava que era algo muito difícil, mas agora, depois da aula, meu pensamento sobre o assunto mudou completamente”.

A disciplina também ampliou a compreensão do aluno Lisandro: “Um tema muito atual, de grande relevância para no cenário mundial. Assuntos como globalização, balanças comercial e a atuação e contribuição das nações nesse contexto são muito esclarecedoras, sendo possível ao aluno entender com clareza o comércio entre os países e a importância dessa relação entre as nações. Temáticas que até então eram desconhecidos, hoje consigo entender melhor” – avalia o técnico agronômico da empresa Agroconsulti Consultoria Agronômica, na cidade de Luis Eduardo Magalhães (BA).

Atuando como responsável técnica na empresa Beto Dantas Engenharia, na cidade de Chapadinha (MA), Hellen avalia que “o Mestrado Profissional nos possibilita conhecer pessoas de diferentes estados e com diferentes áreas de atuação, o que é ótimo. Fiz boas amizades e pessoas que quero levar para minha vida toda. Os professores são os melhores das áreas, nos passando os assuntos da forma mais clara possível. É muito satisfatório poder ter aula com autoridades sobre assunto, autores e editores de livros e artigos que utilizamos para ampliar nossos conhecimentos”.