Agrônomo aponta perspectivas e oportunidades após a conclusão do Mestrado Profissional

Dar continuidade à sua formação após a inserção no mercado de trabalho parece distante para muitos profissionais. Contudo, ao identificar uma oportunidade que concilie com a rotina profissional e que impacte diretamente na sua atuação, muitos profissionais não só investem na sua formação, como passam a desejar ir além. Isso aconteceu com o engenheiro agrônomo Mauricio Luiz Diamantino, que concluiu o Mestrado Profissional em Defesa Sanitária Vegetal pela UFV, em 2019. Hoje, ao sentir o impacto que o curso trouxe para a sua carreira, com o reconhecimento dos colegas de trabalho e o surgimento de novas oportunidades para atuação, ele já planeja o futuro: “Essa atenção que foi nos dada já aventa a possibilidade até de um doutorado em manejo integrado de pragas, algo que era inimaginável há exatos dois anos”.

O engenheiro agrônomo Mauricio Luiz Diamantino.

Natural de Barretos (SP), Mauricio se graduou em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 1995 e no ano seguinte, mudou-se para Araguaína (TO), onde atua como inspetor na Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Adapec – TO). Estudar na Universidade Federal de Viçosa era uma “vontade antiga” que veio a se concretizar a partir de um convite do engenheiro agrônomo Cleovan Barbosa Pinto. Egresso do Mestrado Profissional em Defesa Sanitária Vegetal, Cleovan incentivou o colega de trabalho a também ingressar no curso, já que ele concluiu o Mestrado Profissional em 2016 e foi uma excelente experiência.

Seguindo o conselho do colega, Mauricio ingressou no Mestrado Profissional em 2017. “Do ingresso até a defesa da dissertação fomos conduzidos por professores e tutores bastante comprometidos com o ensino, a pesquisa e a extensão, e que desde o primeiro momento confiaram na capacidade de trabalho de cada um, resultando em uma equipe coesa. Essa proximidade permitiu a melhor roteirização dos trabalhos com contribuições pontuais em todas as atividades de campo, de laboratórios, sobretudo nas representações gráficas do trabalho apresentados à banca examinadora”.

Mauricio defendeu a dissertação intitulada “Sistemas de tomada de decisão de controle de tripes em cultivos de melão”, sob a orientação do professor da UFV Marcelo Coutinho Picanço. O inspetor agropecuário da Adapec – TO avalia que “a Universidade Federal de Viçosa ao colocar-se como promotora do Mestrado Profissional em Defesa Sanitária Vegetal, acreditando nas demandas trazidas pelos profissionais para a academia e essas demandas serem discutidas cientificamente com publicações de alto impacto, foi para mim uma quebra de paradigma do ensino a distância no Brasil”.

Ele também destaca a ampla rede de contatos que estabeleceu no decorrer dos dois anos de curso: “Estudamos com colegas das agências de defesa agropecuárias dos estados do Ceará, Maranhão, Minas Gerais e Santa Catarina, e isso proporcionou uma extraordinária rede de contatos profissionais e de ajuda mútua”.

Além de abrir novas perspectivas para a sua formação, gerar reconhecimento e ampliar o seu networking, Mauricio tem ainda mais motivos para comemorar: “Após a conclusão do Mestrado, a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Tecnólogos do Estado do Tocantins (AEA) indicou o nosso nome para a composição do quadro de conselheiros do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Tocantins (CREA-TO).  Com muita honra, aceitamos o convite e fomos empossados em fevereiro de 2020”.