Dissertação contribui para portaria que cria Programa Nacional de Prevenção e Controle da HLB

Uma dissertação desenvolvida durante o Mestrado de Defesa Sanitária Vegetal da UFV contribuiu diretamente para a elaboração da portaria do Ministério da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento (MAPA) que institui o Programa Nacional de Prevenção e Controle da Huanglongbing (HLB). O trabalho “Caracterização da dispersão espaço-temporal e sistema de monitoramento de Huanglongbing no estado de Minas Gerais”, de autoria do fiscal agropecuário Leonardo do Carmo, sob orientação do professor Emerson Del Ponte, foi defendido em 2019. No mesmo ano, o MAPA convidou especialistas representantes de órgãos de defesa sanitária vegetal do país para discutir a atualização da norma então vigente, incluindo Leonardo, que é vinculado ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

“Fui convidado a apresentar a situação de Minas Gerais, um cenário que na época era menos conhecido nacionalmente do que o paulista. A dissertação trazia dados totalmente atualizados, então foi muito oportuno”, conta Leonardo. Ele disponibilizou ao Ministério da Agricultura informações que incluem dados epidemiológicos (desde o 1° foco nas diferentes regiões de Minas), tipos e tamanho de produção afetadas e delimitações de áreas de risco para a praga, que atinge plantações de citros em vários países e que, no Brasil, causa grande prejuízo especialmente aos produtores de laranja e tangerina. A doença, também conhecida como greening, é causada por uma bactéria transmitida pelo psilídeo-asiático-dos-citros (Diaphorina citri), inseto frequentemente encontrado nos pomares brasileiros, e é capaz de comprometer a planta de forma irreversível. 

“Com os dados interessantíssimos que o próprio Leonardo trouxe, conseguimos dar outra perspectiva ao tema, já que o conhecimento até então era mesmo muito restrito ao estado de São Paulo”, conta o professor Emerson. A principal contribuição do trabalho à legislação, na visão de Leonardo, foi reforçar a necessidade de incluir o controle do vetor nas políticas públicas de combate à praga, como reforço aos esforços de erradicação da doença que já vinham sendo feitos. “Eu já trabalhava com esses dados, já acompanhava a HLB há anos e sempre tive interesse em fazer estudo em torno dela. A experiência no mestrado foi excepcional, porque consegui fazer o caminho completo: levar para a academia minha prática e depois voltar à prática com mais conhecimento acumulado”, diz.

A portaria n° 317 foi publicada no último dia 21 de maio e traz a delimitação de municípios onde já foi constatada a presença do HLB, indicando a eles e também às áreas limítrofes a adoção do monitoramento e do controle do vetor. “Colho os frutos do aprendizado e do convívio com professores e colegas do mestrado até hoje, e fico contente por continuar a contribuir para melhoria da defesa sanitária vegetal do país, propiciando uma agricultura mais pungente”.