Workshop Controle Alternativo de Pragas e Doenças reúne especialistas em palestras, debates e minicursos

Acontece nos dias 26, 27 e 28 de outubro, online, a quinta edição do Workshop Controle Alternativo de Pragas e Doenças. O evento é totalmente gratuito, e o prazo para submissão de trabalhos, na área de manejo e controle alternativo de pragas e doenças de plantas, vai até a próxima quinta-feira, 30 de setembro. A programação geral do evento, que pode ser conferida aqui, inclui palestras, debates e minicursos. Entre os conferencistas e debatedores estão professores e pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e de diversas universidades do Brasil e do mundo.

O evento é coordenado pela Epamig em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), por meio do Mestrado Profissional em Defesa Sanitária Vegetal. Três orientadores do Mestrado – as professoras Madelaine Venzon e Wânia dos Santos Neves e o professor Ângelo Pallini – coordenam o workshop. A principal meta do evento é promover o debate e a atualização técnica de estudantes e profissionais das áreas de ciências agrárias e biológicas. “Teremos a participação de pesquisadores de 22 instituições públicas e privadas, nas palestras e nos cursos, todos com vasta experiência na área”, diz Angelo Pallini. De acordo com a pesquisadora Madelaine Venzon, as discussões e práticas no assunto avançaram positivamente desde o primeiro Workshop, realizado há 15 anos. “Nesta quinta edição, as discussões abordarão as tecnologias ditas alternativas, mas que já são uma necessidade hoje, inclusive nos cultivos convencionais”.

Para submeter trabalhos, os interessados devem enviar resumo simples (veja o modelo e o link para envio aqui) que serão analisados pela Comissão Científica do Workshop, considerando o mérito e o grau de relevância do trabalho, seus objetivos, seu conteúdo científico e sua originalidade. É fundamental que o trabalho seja submetido pelo primeiro autor do texto, e que o mesmo já tenha feito sua inscrição no evento. Cada autor pode inscrever até dois trabalhos. Só será aceito material inédito (dados não publicados). Segundo a pesquisadora da Epamig Wânia dos Santos Neves, “os cinco trabalhos mais bem pontuados serão apresentados no formato de vídeo durante o evento, e os demais integrarão um e-book a ser disponibilizado no site”.

Em 2021, o evento está organizado em três painéis, com os temas: “Manejo alternativo de pragas”, “Manejo Alternativo de Doenças” e “Controle biológico à disposição do produtor: o que existe no mercado hoje”. As inscrições gerais para o evento podem ser feitas neste link. Em cada um dos três dias de evento também serão oferecidos cursos diversos – veja a lista completa aqui.