Qualidade do corpo docente e infraestrutura compensam distância para participar dos encontros presenciais na UFV

À primeira vista, a logística para se fazer um curso de pós-graduação na UFV, que se localiza no interior de Minas Gerais, pode parecer inviável para quem reside em cidades distantes e até mesmo em outros estados. Mas ao conhecer a infraestrutura oferecida pela universidade, bem como a qualidade técnica do seu corpo docente, qualquer dúvida que poderia existir é logo sanada. Foi por isso que o agrônomo Adriano Rank decidiu encarar os mais de 1.300 quilômetros que separam Viçosa (MG) de Florianópolis (SC) e cursar, em regime semi-presencial, o Mestrado Profissional em Defesa Sanitária Vegetal, na UFV: “Estava procurando um mestrado ou uma especialização na área de Defesa Sanitária Vegetal e tinha que ser alguma unidade de ensino próximo à Florianópolis, onde moro. Porém, percebi que o lugar mais próximo a oferecer esse mestrado é a UFV. Como durante toda a minha vida acadêmica e profissional, sempre ouvi falar muito bem da universidade, não pensei duas vezes para me inscrever no mestrado profissional por ela oferecido, mesmo sabendo que a logística para me deslocar para lá seria um pouco complicada”.

Natural de Londrina (PR), Adriano concluiu a graduação em 1993, na Universidade Estadual de Londrina. Após trabalhar vários anos com vendas de insumos agrícolas, Adriano ingressou em 2007, no Tribunal de Contas de Santa Catarina, onde trabalha com auditorias de cunho operacional realizadas em órgãos do Estado. Ele ingressou no curso da UFV no primeiro semestre de 2017, onde conta com a orientação da pesquisadora da Embrapa-Roraima Elisângela Gomes Fidelis de Morais. Além da pesquisadora da Embrapa, o corpo docente do curso é composto por professores dos departamentos de Entomologia, Fitopatologia, Fitotecnia e Economia da UFV e por uma pesquisadora da Epamig.

Adriano já participou de três encontros presenciais na UFV, nos meses de março, maio e setembro deste ano. Nesses encontros, foram ministradas aulas das disciplinas Biologia, Disseminação e Adaptação de Pragas; Análise de Riscos de Pragas; Plantas Daninhas de Interesse Quarentenário; Métodos Amostrais Aplicados à Inspeção e Barreiras Técnicas ao Comércio Internacional. O engenheiro agrônomo avalia que todas as disciplinas são de grande importância, mas o que mais lhe impressionou foi “a qualidade, conhecimento e currículo dos professores que ministraram essas matérias. Conviver com pessoas de tamanho conhecimento e reconhecimento em nível nacional e internacional durante o período dos encontros, foi o que mais me surpreendeu positivamente. Além disso, a UFV tem uma estrutura invejável, com certeza uma das melhores do país. Tudo isso acaba refletindo na qualidade do Mestrado Profissional oferecido pela instituição” – conclui.