Mestrado Profissional em Defesa Sanitária Vegetal da UFV está entre os melhores do país na sua área

De acordo com a última avaliação da CAPES, o Mestrado Profissional em Defesa Sanitária Vegetal da UFV está entre os melhores do país na área de Ciências Agrárias I. O curso obteve conceito 4, sendo essa a maior nota entre os mestrados profissionais da área. Desde o seu início, em 2011, o Mestrado Profissional vem mantendo a sua boa avaliação junto à CAPES. Segundo o coordenador Angelo Pallini, “devido ao corpo docente sólido, com a maioria dos seus orientadores sendo bolsistas de produtividade do CNPq, o curso já começou  suas atividades com a nota máxima de saída para um mestrado profissional. E desde então, a nota tem sido mantida. Na área de Ciências Agrarias I, na qual o curso está inserido, a nota 4 é a nota máxima dada pela CAPES. Portanto, o curso está entre os melhores do país na área”.

O Mestrado Profissional em Defesa Sanitária Vegetal da UFV foi implantado após três anos de prospecção de demandas na área do agronegócio, envolvendo o setor produtivo e os agentes governamentais ligados à cadeia da defesa sanitária vegetal. De acordo com Pallini, “o ponto de partida das ações para a criação do curso foram os trabalhos desenvolvidos até então pelo projeto, aprovado pelo CNPq em 2007/2008, ‘Inovação Tecnológica para a Defesa Agropecuária’.  Esse projeto permitiu realizar parcialmente as atividades de prognóstico e diagnóstico junto aos órgãos de defesa agropecuária das esferas federal (MAPA) e estadual (IMA-MG). O objetivo foi identificar a distribuição dos recursos humanos desses órgãos no território brasileiro; a necessidade de formação e capacitação dos servidores no curto e longo prazo, quanto ao tipo de curso necessário e ao número de servidores a serem capacitados; o conteúdo disciplinar e o perfil de formação do curso de mestrado profissional a ser criado”.

Levantadas as demandas do setor, observou-se que a expansão do agronegócio no Brasil deveria ser acompanhada de medidas capazes de garantir produtos com qualidade superior frente às exigências do comércio globalizado. O coordenador avalia que “nos últimos anos, o Brasil viveu situações de desgaste econômico e social por causa da imposição de barreiras sanitárias em seus produtos e de perdas de mercados provocados por problemas sanitários. A introdução, estabelecimento e a dispersão de pragas de expressão econômica e quarentenária no território nacional constituem grande e constante preocupação de governos, empresas e produtores. A introdução e dispersão da ferrugem da soja, da mosca-branca, do nematóide do cisto da soja, da sigatoka negra, ácaro das palmeiras entre outras pragas, servem como exemplos. Assim, a efetiva solução para as ameaças das pragas à produção agrícola brasileira passa, necessariamente, pela capacitação de recursos humanos na área da defesa agropecuária”.

Desta forma, o Mestrado Profissional em Defesa Sanitária Vegetal veio para contribuir com a difusão do conhecimento científico e tecnológico e a capacitação de recursos humanos nas áreas de defesa agropecuária e educação sanitária, bem como auxiliar na busca de soluções para o agronegócio brasileiro. O curso se destina a profissionais graduados em Ciências Agrárias e áreas afins, com vínculo empregatício e com experiência no exercício da profissão. Diferentemente dos mestrados acadêmicos, o mestrado profissional oferece aos seus alunos uma formação com viés tecnológico. O aluno deve executar atividades instrucionais com tarefas elaboradas para sua formação, sistematizando seu trabalho prático e revisando os fundamentos teóricos. A proposta é que o aluno realize o curso concomitantemente com as suas atividades profissionais, desenvolvendo as atividades práticas no seu local de trabalho, à luz da teoria aprendida nas aulas do Mestrado Profissional.