Disciplinas

Os estudantes deverão cursar pelo menos 24 créditos em disciplinas. As disciplinas serão oferecidas em módulos condensados em cada semestre do curso, no campus da UFV ou em local do País próximo à demanda. Além das aulas presenciais, os alunos receberão ensinamentos em ambiente de Educação à Distância.

ENT 805 – Métodos de Coleta, Armazenamento e Diagnose de Pragas 4(4-0) I e II: Pragas de importância para a Defesa Fitossanitária; metodologias de coleta e conservação de material vegetal para fins de monitoramento e diagnose. Princípios de diagnose. Pesquisa em bancos de dados sobre pragas na internet. Segurança na manipulação de amostras suspeitas de contaminação por organismos quarentenários.

ENT 806 – Biologia, Disseminação e Adaptação de Pragas 4(4-0) I e II: Ciclo de vida das pragas. Mecanismos de disseminação passiva e ativa de pragas. Estudos de disseminação de pragas em grandes áreas. Fatores determinantes da sobrevivência e adaptação de pragas.

ENT 807 – Medidas de Contenção e Erradicação de Pragas 4(4-0) I e II: Elaboração de planos de contingência. Programas de monitoramento, controle e erradicação de pragas. Procedimentos quarentenários para importação e exportação. Sistemas de quarentena vegetal de parceiros comerciais. Tratamentos fitossanitários com fins quarentenários. Rede Nacional de Laboratórios (oficiais, credenciados e reconhecidos.

ENT 823 – Proteção Fitossanitária Brasileira 4(4-0) I e II: Estrutura e organograma do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Missão da Secretaria de Defesa Agropecuária e do Departamento de Sanidade Vegetal. Legislação e normas fitossanitárias. Termos fitossanitários. Normas Internacionais de Medidas Fitossanitárias. Certificação fitossanitária de origem (CFO). Certificação fitossanitária de origem consolidado (CFOC). Permissão de trânsito de vegetais. Vigilância interestadual. Vigilância internacional. Profissionais credenciados. Certificação e Rastreabilidade Vegetal (Normas voluntárias nacionais e internacionais, SAPISistemas Agropecuários de Produção Integrada, EUREPGAP, BSI, IFS). Inspeção nacional e internacional de produtos de origem vegetal e demais commodities.

ENT 824 – Análise de Risco de Pragas (ARP) 4(4-0) I e II: Pragas regulamentadas: quarentenárias e não-quarentenárias regulamentadas. ARPs qualitativa e quantitativa. NIMF 02, 11, 21. Impacto sócioeconômico e ecológico das invasões. Coleta de dados para ARP: bases de dados online, bibliografia especializada. Avaliação de risco de praga. Rotas de risco de praga. Mitigação de risco.

ENT 825 – Produção de Sementes e Material Propagativo com Sanidade 4(4-0) I e II: Padrões de qualidade de material propagativo definidos pelo sistema da defesa. Principais pragas presentes em materiais propagativos. Testes para detecção de pragas em sementes e material vegetativo. Produção de semente com qualidade. Certificação de campos de produção de sementes e mudas. Certificação de matrizes para borbulia. Controle de qualidade em viveiros de produção de mudas. Técnicas de biotecnologia aplicadas à produção de material vegetativo. Sistema Nacional de Sementes e Mudas – SNSM (Decreto no 5.153, de 23 de julho de 2004 e lei no 10.711, de 5 de agosto de 2003).