Histórico

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) é pioneira no Brasil no oferecimento de Cursos de Pós-Graduação na área de Ciências Agrárias. Além disto, a UFV é uma instituição de padrão de excelência nacional e internacional em atividades relacionadas à Defesa Sanitária Vegetal.  Neste contexto, em 2011 iniciou-se o Mestrado Profissional em Defesa Sanitária Vegetal. A partir deste momento, tivemos em todos os anos ingresso no curso de estudantes provenientes das cinco regiões geográficas do país. Todos estes estudantes são profissionais que exercem suas atividades em órgãos ou empresas do Setor Público ou Privado. O Mestrado Profissional em Defesa Sanitária Vegetal integra profissionais da EMBRAPA, EPAMIG e dos Departamentos de Entomologia, Fitopatologia, Fitotecnia e Economia da UFV. Os discentes ficam sob a supervisão de uma Comissão Orientadora. O Curso é classificado com o conceito  4.0 pela CAPES, o maior conceito de MPs para a área de Ciências Agrárias I no país.

No Curso, o aluno  executa atividades instrucionais com tarefas elaboradas para sua formação, sistematizando seu trabalho prático e revisando os fundamentos teóricos. As atividades de cada aluno são acompanhadas e avaliadas por tutores do Programa e co-supervisionadas por especialista da instituição de origem do aluno, quando oportuno. É assim formado o comitê orientador do discente. As aulas são oferecidas em módulos presenciais e regime semi-presencial. As disciplinas são oferecidas em módulos condensados  no campus da UFV ou em qualquer local do País mais próximo à demanda. Além das aulas presenciais, os alunos recebem ensinamentos à distância, por meio de sistema de teleconferências, usando a infra-estrutura da UFV de ensino à distância em sua unidade CEAD (https://www.cead.ufv.br/site/) por meio do sistema PVAnet (https://www2.cead.ufv.br/sistemas/pvanet/geral/login.php). Sendo assim, o aluno pode realizar o curso concomitantemente com suas atividades profissionais, de modo que, no seu local de trabalho, deverá realizar as atividades práticas, à luz da teoria aprendida nas aulas presenciais.