Orientadores

O corpo de orientadores tem 14 membros, todos eles são doutores e 10 deles são bolsistas de Produtividade em Pesquisa do CNPq (a maioria no nível 1). Conheça a seguir o perfil dos orientadores.

Altair Dias de Moura

Possui Graduação em Agronomia (1990), Mestrado em Economia Rural (1994), ambos pela Universidade Federal de Viçosa, e Doutorado em Agribusiness Management, pela Lincoln University – Nova Zelândia (2003). Atualmente é professor Associado III da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Departamento de Economia Rural. Tem experiência nas áreas de Administração e Empreendimentos Rurais e Gestão do Agronegócio, atuando principalmente nos seguintes temas: plano de negócios, esforços de marketing, viabilidade econômica e análise de risco em projetos, gestão de projetos, custos de produção e desempenho financeiro de empresas rurais/agroindustriais, análise de canais de distribuição e gestão de cadeias de suprimentos. Em seus trabalhos mais recentes junto à iniciativa privada e instituições do agronegócio, tem se dedicado à comercialização e classificação de soja, projetos de pecuária leiteira, negócio florestal, viabilidade de investimento em produção agropecuária e florestal, empreendedorismo e suporte a incubadoras de empresas.

Email: altmoura@yahoo.co.nz

ResearchGate

Lattes

Angelo Pallini

Professor Titular da UFV e Coordenador do Laboratório de Acarologia. Pesquisador 1A do CNPq. Mestrado pela UFLA em 1992,  Especialização em Acarologia pela Ohio State University em 1996, Doutorado pela University of Amsterdam em 1998 e Pos-doc pela University of California-Davis em 2016. Atua principalmente nas áreas de ecologia de teias alimentares, controle biológico e acarologia agrícola.

LABORATÓRIO DE ACAROLOGIA

Email: pallini@ufv.br

ResearchGate

Lattes

Google Scholar

Antônio Alberto da Silva

Professor Titular da UFV. Bolsista 1B do CNPq. Doutorado pela ESALq em  1989.  Editor da revista Planta Daninha. Atua em interação herbicida ambiente, resistência a herbicidas e manejo integrado de plantas daninhas.

Email: aasilva@ufv.br

ResearchGate

Google Scholar 

Lattes 

Elisangela Gomes Fidelis de Morais

Pesquisadora Embrapa-Roraima. Mestrado em 2007 e Doutorado em 2010 pela UFV. Atua principalmente nas áreas de ecologia de insetos, controle biológico, análise de risco de pragas e pragas quarentenárias.

E-mail: elisangela.fidelis@gmail.com

ResearchGate

Lattes

Eliseu José Guedes Pereira

Coordenador do Laboratório de Interações Inseto-Planta. Pesquisador nível 2 do CNPq. Mestrado pela UFV em 2003 e Doutorado pela University of Nebraska em 2007. Atua principalmente nas áreas de ecotoxicologia de inseticidas, resistência de insetos a plantas transgênicas, biossegurança, fatores que influenciam o ataque de pragas, métodos de controle e interação inseto-planta.

E-mail: eliseu.pereira@ufv.br

Google Scholar

ResearchGate

Lattes

Emerson Medeiros Del Ponte

Coordenador do Laboratório de Epidemiologia. Pesquisador 1D do CNPq. Mestrado em 1999 pela UFPel, Doutorador pela UFPel/Cornell em 2004 e Pos-doc em 2005 pela Iowa State University. Atua principalmente nas áreas de epidemiologia quantitativa, modelagem, avaliação e previsão de risco de epidemias de doenças de plantas e  no estudo da diversidade genética, patogênica e toxigênica de Fusarium spp. associado aos cereais.

LABORATÓRIO DE EPIDEMIOLOGIA

E-mail: delponte@ufv.br

ResearchGate 

Google Scholar

Lattes

Eugênio Eduardo de Oliveira

Coordenador do Laboratório de Fisiologia e Neurobiologia de Invertebrados. Pesquisador nível 1D do CNPq. Mestrado em 2005 pela UFV e Doutorado em 2010 pela Universitat Zu Koln, Alemanha.  Atua nas áreas de neurobiologia, fisiologia de insetos, aspectos moleculares da ação de inseticidas, neurofisiologia e neuroetologia de invertebrados, neurotoxicologia de inseticidas e resistência de insetos a inseticidas.

LABORATÓRIO DE FISIOLOGIA E NEUROLOGIA DE INVERTEBRADOS

E-mail: eugenio@ufv.br

ResearchGate  

Google Scholar

Lattes

Evaldo Ferreira Vilela

Professor voluntário/colaborador da UFV e da UFMG. Pesquisador 1A do CNPq. Foi Reitor da UFV de 2000 a 2004. Membro da Academia Brasileira de Ciências; recebeu a insígnia e o diploma da Ordem ao Mérito Científico 2018, admitido na classe Comendador, na área de Ciências Agrárias pela presidência da República. É o atual Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG). Atua principalmente nas áreas de feromônios, comportamento de insetos, ecologia química e sistemas de inovação.

E-mail: evilela@ufv.br

ResearchGate

Lattes

Laércio Zambolim

Coordenador do Laboratório de Proteção de Plantas. Pesquisador 1A do CNPq. Mestrado pela UFV em 1973 e Doutorado pela University of Florida em 1980. Atua principalmente nas áreas de micologia, epidemiologia e manejo integrado de doenças de plantas.

LABORATÓRIO DE PROTEÇÃO DE PLANTAS

E-mail: zambolim@ufv.br

ResearchGate

Google Scholar

Lattes

Madelaine Venzon 

Pesquisadora da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). Pesquisadora 1D do CNPq. Mestrado pela UFLA em 1992, Doutorado em 2000 pela University of Amsterdam e Pos-Doc pela University of California-Davis em 2016. Coordenadora do programa  de MG de pesquisa em Agroecologia. Membro da Câmara de Recursos Naturais, Ciências e Tecnologias Ambientais da FAPEMIG. Atua principalmente em controle biológico conservativo e controle alternativo de pragas em sistemas agroecológicos/orgânicos.

E-mail: madelaine@epamig.br

ResearchGate

Google Scholar

Lattes

Marcelo Coutinho Picanço

Professor Titular da UFV e Coordenador do Laboratório de Manejo Integrado de Pragas. Pesquisador 1A do CNPq. Mestrado e Doutorado pela UFV. Atua principalmente nas áreas de manejo integrado de pragas, controle biológico de pragas, ecotoxicologia, impacto ambiental de sistemas de cultivo, sistemas de tomada de decisão de controle, bioecologia de pragas e manejo de pragas em agricultura orgânica.

E-mail: picanco@ufv.br

ResearchGate

Google Scholar

Lattes

Orlando Monteiro da Silva

Professor Titular da UFV. Mestrado em 1979 pela UFV e Doutorado em 1990 pela North Carolina State University. Atua em barreiras não alfandegárias e comércio internacional, demanda e interdependência de mercados, métodos quantitativos em economia e comércio internacional de commodities agrícolas.

E-mail: odasilva@ufv.br

ResearchGate

Google Scholar

Lattes

Simon Luke Elliot

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Entomologia e coordenador do Laboratório de Interações Inseto-Microrganismo.  Pesquisador 1D do CNPq. Mestrado em 1992 pela University of Bristol e Doutorado em 1998 pela  University of London. Atua principalmente nas áreas de ecologia, com ênfase em patologia de insetos.

E-mail: selliot@ufv.br

ResearchGate

Google Scholar

Lattes

Wânia dos Santos Neves

Pesquisadora da EPAMIG. Mestrado em 2003 e Doutorado em 2007 pela UFV. Tem experiência na área de Fitopatologia, com ênfase em nematologia. Pesquisa sobre controle alternativo de nematóides e controle biológico de Meloidogyne spp.

E-mail: waniaepamig@yahoo.com.br

Lattes