Informativo

Mestrado profissional qualifica para mercado de trabalho cada vez mais concorrido e desafiador

Conciliar as atividades profissionais com os estudos não é tarefa fácil, mas tem suas vantagens. Para o engenheiro agrônomo Leonardo Ikari Kon, que concluiu o Mestrado Profissional em Defesa Sanitária Vegetal da UFV em 2016, “foi desafiador, mas muito prazeroso. O mestrado profissional possibilita a condução de pesquisa com foco direto no trabalho desenvolvido por cada profissional em sua área de atuação. No meu caso, a pesquisa de alternativas para os agricultores solucionar os mais variados problemas fitossanitários”.

Leonardo Ikari Kon

Gerente de serviços da Promip, uma grande empresa de controle biológico aplicado, Leonardo destaca a contribuição que o Mestrado Profissional trouxe à sua área de atuação: “A Promip é uma holding que abrange diferentes segmentos, dentre os quais destaco a produção e comercialização de produtos biológicos, pesquisa e inovação no agronegócio e de produtos domissanitários e a prestação de serviços para empresas do setor agrícola. O Mestrado Profissional em Defesa Sanitária Vegetal contribuiu com o compartilhamento de informações e dados dos mais variados segmentos da agricultura, no estudo sobre a legislação vigente, na análise de riscos de pragas, contextualização das barreiras técnicas na produção agrícola e no comércio nacional e internacional e com o estudo de epidemiologia aplicada à Defesa Vegetal”.

Orientado pelo professor da UFV Marcelo Coutinho Picanço, Leonardo desenvolveu uma dissertação sobre o uso de inseticidas no controle de mosca branca. De acordo com o agrônomo, “nas últimas safras, a mosca branca (Bemisia tabaci) tornou-se um dos maiores problemas da agricultura no Brasil. O inseto ataca mais de 500 espécies de plantas, é de difícil controle e exige do agricultor o uso de diferentes técnicas de controle preconizadas no Manejo Integrado de Pragas (MIP). Dentre as principais estratégias recomendadas, o controle químico ainda é o principal método de controle do inseto. Apesar do grande número de produtos registrados, são poucos os realmente eficientes no campo. O objetivo do meu trabalho foi selecionar os inseticidas eficientes no controle de B. tabaci, avaliar a seletividade desses produtos a inimigos naturais e propiciar uma base de dados para os agricultores incentivando o uso escalonado, racional, com rotação do modo de ação e de grupos químicos”.

Qualificação

Agrônomo formado pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) em 2005, Leonardo conta que ao concluir a graduação optou pelo mercado de trabalho, mas que à medida que o tempo foi passando, viu a necessidade de investir na sua qualificação. “Ao concluir a graduação, tive a oportunidade de fazer mestrado com direito à bolsa de estudos. No entanto, optei pelo mercado de trabalho por razões financeiras e para adquirir experiência e vivência de campo. Trabalhei por aproximadamente dez anos em diversos setores em diferentes regiões do Brasil. A cada ano, notei que o mercado de trabalho ficava mais restritivo, concorrido e desafiador. A fluência em mais de um idioma e a pós-graduação tornaram-se pré-requisitos para concorrer a determinados cargos. Comecei uma ampla pesquisa por cursos de pós-graduação em diferentes instituições de ensino, e encontrei na UFV a solução que precisava. Primeiro fiz o curso de especialização em Proteção de Plantas e um ano após a defesa da monografia, me inscrevi a uma das poucas vagas no Mestrado Profissional em Defesa Sanitária Vegetal”.

Turma mestardo profissional 2014Primeiro encontro presencial dos alunos que ingressaram em 2014, no Mestrado Profissional em Defesa Sanitária Vegetal da UFV.

Para o gerente de serviços da Promip, a UFV poderia abrir novas turmas do Mestrado Profissional e oferecer mais opções de matérias optativas. Na sua avaliação, isso viria aperfeiçoar ainda mais o curso que já é de alta qualidade. “Tive aulas com professores altamente qualificados, usufrui de uma excelente infraestrutura tanto para as aulas teóricas, quanto para as práticas. Tive acesso irrestrito aos materiais e equipamentos necessários para a condução de minha pesquisa e redação da dissertação. Isso sem falar que a Universidade Federal de Viçosa é muito bem conceituada em todo o território nacional e internacional”.

BUSCA NO SITE

Endereço

Mestrado Profissional em Defesa Sanitária Vegetal

Departamento de Entomologia

Universidade Federal de Viçosa

36570-Viçosa, MG

email: mpdefesa@ufv.br

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress