Mestrado Profissional dá continuidade às aulas durante a pandemia

A pandemia provocada pelo novo coronavírus não impediu que o Mestrado Profissional em Defesa Sanitária Vegetal da UFV desse prosseguimento às suas atividades. Os dois encontros agendados para os meses de março e maio foram realizados com sucesso. Ainda que os alunos originários de várias regiões do Brasil não tenham se encontrado presencialmente em Viçosa (MG), o aprendizado e a interação previstos para os encontros foram garantidos por aulas online com os professores do curso.

O engenheiro agrônomo Anderson Souza de Jesus destaca que sentiu falta de encontrar colegas e professores na UFV, mas sabe da importância de se manter as atividades do curso a distância. “Neste momento em que todo mundo está se adaptando, o Mestrado Profissional está dando oportunidade de não parar, inovando, e todo mundo está participando da inovação que essa pandemia acabou acarretando. Isso é muito importante: o uso de ferramentas tecnológicas e o aprendizado no uso dessas tecnologias para transmitir conhecimento”.

Além disso, o agrônomo que trabalha na área de tecnologia de aplicação da empresa Juma Agro, em Espírito Santo do Pinhal (SP), destaca que o momento está proporcionando uma nova interação. “Conciliar estudos, vida particular, vida profissional, tudo junto no mesmo momento, num local só”. Ele conta que até mesmo o seu filho, ainda pequeno, acabou se interessando pelo conteúdo estudado, ao ver uma apresentação sobre insetos durante uma das aulas online que o agrônomo assistia em casa.

O agrônomo Anderson Souza de Jesus com o filho.

Três disciplinas e muito aprendizado

No encontro realizado de 18 a 22 de maio, por videoconferência, foram ministradas três disciplinas: Manejo Integrado de Doenças, pelo professor Laércio Zambolim; Manejo Integrado de Plantas Daninhas, pelo professor Antônio Alberto e Programas de Manejo Integrado de Pragas, pelos professores Eliseu Pereira e Marcelo Picanço.

Para o aluno Anderson Souza de Jesus, que coordena um programa de treinamento sobre a tecnologia de aplicação na empresa onde trabalha, o conteúdo das três disciplinas vai auxiliar bastante no seu cotidiano. “Consegui aprender porque as pragas ocorrem e como tomar decisões mais assertivas e eficientes no combate e também o emprego de um sistema no combate ou no controle dessas pragas, que podem ser insetos, plantas daninhas ou doenças. Isso é muito interessante, poder passar essas informações de forma eficiente ao público que eu ministro palestras e também desenvolver melhor ações com o produtor rural”.

A agrônoma Katyuscia Ferreira Lavrins Bessa.

Quem também está satisfeita com o conteúdo trabalhado nas disciplinas é a engenheira agrônoma Katyuscia Ferreira Lavrins Bessa. Representante técnica da Dekalb, na Bayer, ela atua no município de Jataí (GO) e destaca a aplicação prática do conhecimento adquirido nas aulas. “Estou muito ligada com o produtor rural. Então, as disciplinas cursadas estão agregando no meu dia-a-dia, onde eu posso levar informações de qualidade e em primeira mão sobre as principais pragas, doenças e plantas daninhas, direcionando o melhor manejo, o melhor controle e a melhor ferramenta hoje, pensando em meio ambiente, em produtividade e em resultados, bem como em produzir mais alimentos, de qualidade e que tragam alta rentabilidade ao produtor rural”.