Pesquisadores da Embrapa, UFRB e UFV participam de defesa de dissertação do Mestrado Profissional

Pesquisadores de três instituições distintas, Embrapa Cerrados, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Universidade Federal de Viçosa (UFV) se reuniram virtualmente na tarde do dia 08 de junho, para a defesa de dissertação da mestranda Ana Paula Vicenzi, coordenadora de defesa sanitária vegetal do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado do Mato Grosso (Indea-MT). Ana Paula defendeu a dissertação intitulada “Diagnóstico e propostas para melhoria da qualidade e eficiência da fiscalização de agrotóxicos no MT”, numa banca composta pela Dra. Elisângela Gomes Fidelis, da Embrapa, pela Dra. Leilane Silveira D’Ávila, da UFRB e pelo Dr. Emerson Medeiros Del Ponte, do Departamento de Fitopatologia da UFV.

Orientador da dissertação, o professor Emerson conduz estudos na área de epidemiologia e manejo de doenças de plantas com ênfase em controle de doenças fúngicas com fungicidas. Ele enaltece a composição da banca, com a presença majoritária de mulheres, e a interação entre os pesquisadores envolvidos: “Dois membros (Mulheres!) na banca com perfis complementares e conhecimento no tema. A Dra. Leilane é fitopatologista com experiência no tema epidemiologia e manejo de doenças de plantas com fungicidas. A Dra. Elisângela é entomologista, com experiência na área de ecologia de populações e análise de risco de pragas”.

O orientador ainda destaca que o trabalho defendido por Ana Paula é “exatamente o que se espera para um mestrado profissional, ou seja, além do cumprimento das atividades curriculares, o trabalho prático foi baseado em métodos científicos com aplicação direta para a melhoria das atividades de rotina da instituição onde ela atua. O componente científico teve base no desenho e aplicação de um questionário para autoavaliação dos fiscais e diagnóstico da fiscalização como um todo. A análise dos dados forneceu subsídios para a geração de um produto que é uma proposta de atualização de Manual de Fiscalização elaborado em consonância com os procedimentos e apoio institucional.  Durante a revisão bibliográfica, não foi encontrado trabalho similar disponibilizado publicamente. A proposta pode ser considerada como um modelo que poderá ser adotado por outras agências estaduais de fiscalização de agrotóxicos no Brasil”.

Satisfeita com o resultado da dissertação que defendeu e com a conclusão do Mestrado Profissional, Ana Paula ressalta o conhecimento trocado com colegas e professores do curso, e acrescenta que já está colhendo os frutos dos esforços despendidos nos últimos dois anos: “No momento que saímos de nossa zona de conforto e nos disponibilizamos a iniciar um curso de Mestrado Profissional, buscando apresentar como resultado final propostas visando à melhoria e à eficiência das atividades do órgão, independente do título recebido, já estamos alcançando progresso na vida profissional. Além disso, o título de Mestre servirá não apenas para usufruir do benefício de progressão horizontal prevista na lei de carreira do órgão em que atuo, mas ainda traz maior reconhecimento e credibilidade tanto no meio profissional quanto acadêmico”.