“Mestrado Profissional em Defesa Sanitária Vegetal realizou o meu sonho de estudar na UFV”

A engenheira agrônoma Euires Oliveira de Araujo, estudante do Mestrado Profissional em Defesa Sanitária Vegetal da UFV, revela a sua satisfação com o curso, “principalmente por ser na UFV. Eu tenho um carinho especial por essa universidade, sempre quis estudar nela. Sonho realizado!”. Aliado à realização de estudar na UFV, Euires também revela o aprendizado que vem adquirindo: “As disciplinas foram bem aplicadas e bem aproveitadas. Os professores são bons, demostram excelente conhecimento. Todo o meu aprendizado é aplicado no trabalho que faço”.

Natural de Cristópolis (BA), Euires concilia as atividades do mestrado profissional com o seu trabalho numa empresa privada. Consultora da Plasteca – Projetos, Planejamentos e Assistência Técnica, Euires atua no setor fitossanitário, acompanhando tratamento de sementes (plantio), monitoramento de pragas e doenças. “Durante a safra, eu fico a maior parte do tempo nas fazendas. Na entressafra, acompanho alguns pivôs. Porém, fico a maior parte do tempo no escritório, envolvida com relatórios e receituários agronômicos”.

Antes de trabalhar na Prasteca, Euires passou por outras experiências profissionais. Engenharia agronôma formada pela UNEB (Universidade do Estado da Bahia), ela se inseriu no mercado de trabalho logo que concluiu a graduação, em 2004. Assim, o desejo de cursar um mestrado sempre foi adiado. Até que ela descobriu o mestrado profissional, que confere o mesmo grau e prerrogativas que o mestrado acadêmico e permite que o aluno desenvolva as atividades do curso concomitantemente à sua atividade profissional. Era tudo o que Euires precisava para dar continuidade aos estudos.

Sempre preocupada com a sua capacitação, ela ficou sabendo sobre o Mestrado Profissional em Defesa Sanitária Vegetal, em 2015, quando cursava também na UFV, o curso de especialização em Proteção de Plantas. Até então, Euires nunca tinha ouvido falar em mestrado profissional. “No primeiro encontro do curso de Proteção de Plantas, o professor Marcelo Coutinho Picanço falou do mestrado profissional. Eu fiquei muito animada, pois era um sonho que eu tinha desde a graduação. Porém, nunca deu para parar de trabalhar e me candidatar a uma vaga no mestrado presencial. Quando ele falou sobre o curso, eu achei sinceramente que Deus tinha atendido ao desejo do meu coração e criado o mestrado profissional especialmente para mim”.

Diante da possibilidade de continuar trabalhando e ao mesmo tempo se dedicar ao mestrado numa instituição de renome como a UFV, num curso reconhecido pela CAPES, a engenheira agrônoma logo se inscreveu. Ela ingressou no Mestrado Profissional em agosto de 2016.  Sob a orientação do professor Eliseu José Guedes Pereira e coorientação do professor Marcelo Coutinho Picanço, Euires está desenvolvendo a sua dissertação sobre mosca branca. “O título é Levantamento do ataque de mosca branca em cultivares de soja no Cerrado Brasileiro. Eu escolhi a mosca branca porque tem poucos trabalhos sobre essa praga, e como eu trabalho diretamente no campo com pragas, tenho observado o quão complicado é o controle, pois são poucos os produtos eficazes. Observei também que em algumas variedades o ataque ‘parecia’ mais intenso. Assim, pensamos em fazer um trabalho de observação em campo, para saber se essa impressão realmente procede. Acho que saber se uma variedade é mais suscetível que outra ao ataque dessa praga é muito importante, pois o produtor pode fazer um manejo adequado e assim evitar perdas” – avalia.