Encontros presenciais e recursos tecnológicos garantem interação entre alunos e professores

A professora do SENAI Graziela Dias Ferreira Sant’Ana é aluna do Mestrado Profissional em Defesa Sanitária Vegetal e conta como está sendo a sua experiência como estudante da UFV: “As aulas são dinâmicas, é possível aplicar o conhecimento obtido em sala de aula, por meio das aulas práticas, o que torna o Mestrado diferenciado. Tive ao longo do ano um bom desempenho. A dedicação que tive, as diferentes metodologias utilizadas pelos docentes e a utilização de recursos tecnológicos de videoconferência, como por exemplo, o ZOOm, estreitaram a relação entre aluno e professor, contribuindo para uma melhor formação do estudante”.

O aplicativo usado permite realizar videoconferências com uma ou mais pessoas e também possibilita o compartilhamento de arquivos. Devido à sua funcionalidade, é mais um recurso utilizado pelos professores do Mestrado Profissional em Defesa Sanitária Vegetal. Por ser um curso semipresencial, os professores utilizam várias ferramentas para interação com os alunos. Nos dois anos de duração do curso, os alunos utilizam ambiente virtual para aprendizagem, onde contam com o suporte de tutores. Também são oferecidas disciplinas em módulos condensados, durante encontros presenciais realizados no campus da UFV, em Viçosa (MG).

A professora do SENAI já cursou as disciplinas Análise de Risco de PragasPlantas Daninhas de Interesse Quarentenário e Problemas Especiais, essa última visa oferecer ao discente a oportunidade de estudar temas de seu interesse, relacionados com a área específica de sua pesquisa e de importância para a sua formação. Graziela garante que “foi possível absorver bastante conhecimento” com as disciplinas cursadas.

Formada no curso de licenciatura em Química pela ILES ULBRA, em 2006, há quatro anos Graziela integra o corpo docente efetivo do SENAI,  em Itumbiara (GO), atuando nos cursos técnicos em Química e Açúcar e Álcool. Ela destaca que o Mestrado Profissional valoriza o conhecimento do estudante: “A bagagem que ele leva para a sala de aula é importante e implementada quando necessária. O ambiente é muito agradável e proporciona um clima de estreitamento das relações com os nossos colegas. Vale lembrar também do acompanhamento que recebemos dos tutores, que contribuem muito com o nosso aprendizado. De uma forma geral, é uma experiência incrível estar estudando na UFV, desde a estrutura aos recursos humanos da instituição, que são de excelência”.

No Mestrado Profissional, Graziela conta com a orientação do professor Eugenio Eduardo de Oliveira. Na sua dissertação, ela pretende discorrer sobre agrotóxicos ilegais: “Pretendemos avaliar a situação do comércio ilegal/contrabandeado de produtos agrotóxicos no Brasil e realizar um levantamento do número de ocorrências, problemas de saúde pública e problemas de falhas de controle de pragas, decorrentes da ação dos agrotóxicos. Com o desenvolvimento dessa dissertação, espero ampliar meus conhecimentos sobre segurança alimentar”.