Disciplina ofertada no Mestrado Profissional prepara alunos para transformarem ideias em empreendimentos

Transformar uma ideia em empreendimento fornecendo as ferramentas e técnicas necessárias para isso. Essa é uma das principais contribuições que a disciplina “Inovação e Empreendedorismo” vem agregar à formação dos alunos do Mestrado Profissional em Defesa Sanitária Vegetal da UFV. Implantada no curso há alguns meses, a linha de pesquisa desenvolvida pelo professor Altair Dias de Moura, do Departamento de Economia Rural da UFV, “tem como base principal as ferramentas administrativas que tem por objetivo favorecer o pensamento inovador e, por sua vez, trabalhar uma ideia para que ela se torne um empreendimento”.

Workshops de inovação baseados em mapas mentais e brainstorming, planejamento de marketing e pesquisa de mercado, definição estratégica de características dos produtos e serviços inovadores, avaliação de viabilidade econômica e financeira de projetos e gestão de projetos, são algumas das ferramentas empregadas. Nas aulas da disciplina “Inovação e Empreendedorismo”, essas ferramentas são apresentadas aos alunos, permitindo que eles inovem com ideais e depois planejem e analisem um possível empreendimento ligado a elas.

Professor Altair Moura.

O professor Altair Moura garante que é possível desenvolver uma gama de trabalhos: “Podemos ajudar os alunos desde uma fase bem inicial e emergente, onde há somente uma semente de ideia inovadora, até um estágio mais avançado e consolidado de uma ideia, através de planos de negócios”. De olho nessas possibilidades que o campo da inovação e empreendedorismo oferecem, já tem aluno dando os primeiros passos para desenvolver a sua dissertação sobre a concepção de uma startup. “Nossa atuação no Mestrado Profissional iniciou-se, oficialmente, em setembro deste ano e já temos pelo menos um orientado procurando amadurecer, através do seu trabalho de conclusão, a possível ideia de implantação de um modelo de assistência e crédito financeiro associado a auxílio técnico para produtores rurais” – destaca.

De acordo com o professor do Departamento de Economia Rural, “como nossos alunos apresentam, via de regra, uma base técnica e científica muito forte, muitas vezes, a nossa maior contribuição é mostrar a eles que é possível.  É possível transformar conhecimento em ideias inovadoras e, por sua vez, ideias inovadoras em empreendimentos de sucesso. Acredito que mudar o ‘padrão mental dos alunos ou mindset é uma das grandes contribuições que a disciplina Inovação e Empreendedorismo pode oferecer, além, é claro, de fornecer ferramentas que tornem possível esse processo”.