Mestrandos se reúnem para disciplinas remotas, em semana intensa de atividades 

Os alunos do Mestrado Profissional em Defesa Sanitária Vegetal estiveram reunidos virtualmente para uma semana intensa de aprendizado e trocas com professores e colegas de curso. Entre os dias 25 e 29 de setembro, eles tiveram três disciplinas, oferecidas pelos professores Altair de Moura, Emerson Del Ponte e Orlando Silva

“Esse encontro superou nossas expectativas, foram dias de muito aprendizado. Apesar de ter sido online, construímos uma dinâmica ótima, com muita participação de todos e espaço para a troca de ideias”, diz a mestranda Ana Paula de Souza Lima. Ela, que faz parte da equipe da Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo, encontrou no mestrado profissional a oportunidade de estudar na UFV. “Sempre quis isso, e o perfil do mestrado encaixa muito na rotina de quem está no mercado. A gente teve chance de reciclar conhecimento, de aprender coisas novas, e os professores são ótimos, trocam muito e exigem também, o que é fundamental.”

O professor Emerson Del Ponte ofereceu a disciplina “Epidemiologia Aplicada à Defesa Sanitária Vegetal”, a qual contou com um tópico especial (2h) sobre “Controle Químico” ministrado pelo professor convidado Franklin Machado. Altair de Moura levou à turma o tema “Inovação e Empreendedorismo em Defesa Vegetal.” “É um tema que foge bem do que é oferecido em outras disciplinas, mas acho que isso é muito positivo. Minha meta é abrir os olhos destes profissionais, ajudando-os a enxergar também com os óculos da inovação, entendendo que essa é uma fonte imensa de possibilidades profissionais na área de defesa sanitária.” 

Já Orlando tratou de comércio internacional na disciplina “Barreiras Técnicas e Sanitárias ao Comércio Internacional”. Em três encontros com duas aulas cada, ele passou por conceitos econômicos, um mapeamento do cenário mundial para comércio de produtos agrícolas e o funcionamento de instituições nacionais e internacionais ligadas à sanidade vegetal. Em uma das aulas, a professora convidada Michele Viana Martins falou sobre a Organização Mundial do Comércio (OMC), explorando acordos de medidas sanitárias e fotossanitárias. “Também abordamos a visão da Confederação Nacional da Agricultura sobre a sanidade no Brasil, e sobre as notificações que países devem emitir para parceiros comerciais”, completa Orlando. 

Após as aulas, os alunos seguem com o auxílio dos professores em atividades relacionadas às disciplinas até o fim do ano. Estão sendo desenvolvidos trabalhos em grupo, monitorias e reuniões remotas diversas, atendendo inclusive demandas individuais. No próximo ano, este grupo de estudantes dedica-se à pesquisa e elaboração de suas dissertações.  

Foto no alto: Jazmin Tabuena/ CanvaPro