Orientadora Madelaine Venzon é destaque na Lista Forbes das 100 Doutoras do Agro

A professora orientadora do Mestrado Profissional Madelaine Venzon aparece na lista Forbes das 100 Mulheres Doutoras do Agro publicada neste domingo, dia 15 de outubro, Dia Internacional da Mulher Rural.

Pesquisadora da Epamig e referência no Controle Biológico Conservativo, Madelaine é destaque ao lado de outras 99 doutoras brasileiras que vêm contribuindo fortemente para o desenvolvimento do agronegócio no Brasil e no mundo. “Fiquei muito feliz pelo reconhecimento, afinal são 31 anos de Epamig dedicados às pesquisas em Controle Biológico de Pragas. Estamos em um momento que as tecnologias de base biológica estão sendo demandadas na agricultura. Como já trabalhamos com isso, podemos oferecer soluções com base científica para o manejo de pragas. Podemos dizer que participamos da criação da “onda” do controle biológico e não estamos somente “surfando” nela. Isso é extremamente recompensador, saber que o seu trabalho está sendo realmente aplicado.”

Reconhecida por liderar equipes de destaque com grande presença feminina, Madelaine aposta em uma abertura do mercado para o trabalho feito por mulheres. “Acredito que as portas estão se abrindo sim. A presença forte da mulher no campo, nas universidades e nas instituições de pesquisa tem aumentado. Particularmente, meu grupo sempre teve mulheres dedicadíssimas e que são destaque tanto no meio acadêmico como empresarial. Vejo nas mulheres uma força em descobrir o novo, em romper barreiras. Falo sempre que meu trabalho é reflexo de uma equipe, e nesta as mulheres estão presentes sempre.”