Revista destaca pesquisas de Madelaine Venzon no controle de pragas do café

O trabalho da pesquisadora Medelaine Venzon, orientadora do Mestrado Profissional em Defesa Sanitária Vegetal, é destaque na edição deste mês da revista Globo Rural. Na matéria “Barreiras naturais”, a publicação apresenta avanços da ciência brasileira para o controle de pragas que atacam os cafezais, com foco na diversificação de culturas que têm o potencial de aumentar a população dos inimigos naturais das pragas. 

Madelaine, que é coordenadora do Programa de Agroecologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), vem se dedicando ao longo dos últimos anos ao estudo de culturas que possam ser utilizadas como agentes de Controle Biológico Conservativo (CBC) em cafeeiros, notadamente no combate à broca-do-café e ao bicho-mineiro. A publicação apresenta a crescente importância destas pesquisas, especialmente diante dos desafios trazidos pelo aumento da temperatura global, com destaque para os sistemas agroflorestais, que associam a plantação de café com outras espécies, como o ingá, o trigo-mourisco e a crotalária. 

Essas alternativas já chamam a atenção do mercado, que vê no trabalho da pesquisadora um importante aliado na transição para uma cafeicultura regenerativa. Em breve, a Nespresso deve iniciar uma parceria técnica com a Epamig, no intuito de utilizar esse conhecimento como apoio para seus fornecedores. A ideia é implementar projetos-piloto em fazendas do Cerrado Mineiro e construir indicadores sobre a viabilidade financeira e os benefícios do CBC nas práticas regenerativas. 

Madelaine também é orientadora do Programa de Pós-Graduação em Entomologia da UFV e do curso de Pós-Graduação latu sensu em Proteção de Plantas, da mesma instituição. No início do ano, ela teve seu trabalho reconhecido por meio do Prêmio Pesquisadores-Destaque do ano da Epamig.

Fotos: Rodrigo Carvalho Gonçalves