Semana de atividades presenciais reúne turma 2023 no campus da UFV em Viçosa 

Os alunos e as alunas do Mestrado Profissional em Defesa Sanitária Vegetal se reuniram esta semana em Viçosa para uma série de aulas presenciais. O grupo, que iniciou o curso este ano, está participando de aulas teóricas e práticas com os professores Marcelo Picanço, Wânia dos Santos Neves, Eliseu Pereira e Francisco Cláudio de Freitas

Desta vez, são três as disciplinas oferecidas: Manejo Integrado de Plantas Daninhas em Defesa Vegetal; Programas de Manejo Integrado de Pragas; e Manejo Integrado de Doenças em Defesa Vegetal. A programação do ano ainda prevê outro encontro, em setembro, que deve ser realizado de forma remota.

Pela primeira vez reunidos em Viçosa, o grupo teve ainda oportunidade de conversar com o coordenador do MP, Angelo Pallini, e com os monitores do curso Douglas Ferreira e Daiane do Carmo

Suelen Marcon Piva é engenheira agrônoma especialista em tecnologia e gestão na produção de sementes e atua na defesa sanitária agrosilvopastoril do estado de Rondônia. “Era um desejo antigo conhecer Viçosa, e especialmente a universidade. O Mestrado Profissional, pelo formato que está sendo elaborado, me possibilitou essa grande oportunidade”, ela conta. “Meu objetivo é aplicar os conhecimentos obtidos no curso em favor da sociedade, e o encontro presencial tem nos proporcionado experiências incríveis, com professores que são referências mundiais nos assuntos abordados. A estrutura da UFV dispensa comentários, é unanimidade entre a turma a satisfação de  fazer um curso com tantas ferramentas disponíveis em um lugar lindo.”

Engenheiro agrônomo formado pela UFV, Filipe Lyra Campos já está acostumado com Viçosa, mas também se diz satisfeito diante da oportunidade de encontrar os colegas. “As interações com os professores, tutores e os alunos do curso são de grande relevância, aumentam nosso aprendizado, reforçam os conceitos discutidos online, geram grande networking e consolidam o conhecimento.”  Depois de 14 anos trabalhando em multinacionais, ele viu no curso a oportunidade de atualizar seus conhecimentos e se manter competitivo no mercado. “Essa experiência tem sido ótima, a plataforma de aprendizagem e as aulas on-line favorecem nosso estudo de forma remota e assim conseguimos conciliar a vida acadêmica e profissional.”